sábado, 12 de setembro de 2009

Máquina do Cafezinho

A Máquina do Cafezinho é um projeto inovador em rádio FM. Através da Máquina, os comunicadores da Pop Rock FM transmitem os jogos de Grêmio e Internacional. A maneira de fazer é padrão: narrador, comentarista, repórter de campo, repórter na torcida e plantão da rodada. O diferencial é a linguagem, pois a Pop Rock é uma rádio tradicionalmente jovem, e isso não muda nas transmissões.

O nome vem do programa que, podemos dizer, é o carro chefe da rádio, o Cafezinho. Um programa de bate papo bem humorado, quase sem compromisso, depois do almoço, há 12 anos no ar. Então, a Pop Rock não foi ao mercado buscar profissionais da crônica esportiva para realizar a Máquina, os profissionais estavam na casa mesmo, e em sua maioria, no programa Cafezinho.

O projeto começou no início de 2008, nas finais do Campeonato Gaúcho. Para um membro da equipe, fazer esporte não era novidade. Ramiro Ruschel, narrador da Máquina do Cafezinho, começou sua carreira jornalistica como repórter esportivo, e chegou na Pop Rock há cerca de 4 anos com a missão de fazer boletins esportivos durante a programação da rádio. Com o tempo, entrou em definitivo no programa Cafezinho, chegou a ser o produtor do programa. Com a Máquina, Ramiro revelou-se um grande narrador, e desde o começo do projeto é um dos principais resposnáveis pela realização e sucesso da Máquina.

Uma das característica das transmissões da rádio é a interatividade com a audiência, que participa ativamente durante todo o jogo. Durante a Máquina, os caras lêem mensagens pelo msn (maquinadocafezinho@poprock.com.br), pelo torpedo da rádio (51 9127 1071), pelo blog maquinadocafezinho.blogspot.com, além da reportagem, sempre com algum comunicador em meio a torcida.

Defendo a teoria da Máquina dos Secadores. Não da parte dos que a fazem, mas sim da audiência. Com a Máquina do Cafezinho, torcedor do Inter ouve jogos do Grêmio, e torcedor do Grêmio ouve jogos do Inter. Juntam-se a fome com a vontade de comer, de maneira divertida e leve escuta-se o rival, talvez, se dando mal. Acontece comigo. Em jogos do Grêmio, geralmente estou assistindo e não fico ouvindo rádio por consequência do delay de alguns segundos. Nas partidas do Internacional, ligo na Máquina do Cafezinho.

As transmissões são feitas apenas de jogos em Porto Alegre. No próximo Domingo, dia 13, a gurizada da Máquina vai estar no Beira-Rio, a partir das 15:30hs, para acompanhar Inter e Cruzeiro, partida válida pelo Campeonato Brasileiro.

Para ouvi-los ao vivo: http://www.PopRock.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário