domingo, 13 de setembro de 2009

Mais do que na hora


Finalmente, depois de 24 rodadas, o Grêmio conquista sua primeira vitória longe do Olímpico. Foi contra o Náutico, um adversário que historicamente costuma perder para o tricolor, dentro no Estádio dos Aflitos, lugar que trás boas recordações ao Grêmio.

Foi um jogo feio, mal jogado técnicamente. A bola viajou bastante, o artifício do balão foi muitas vezes a opção encontrada pelos defensores para sair de trás. A postura da equipe de Autuori foi diferente da postura que geralmente vem adotando no Grêmio, o time hoje esperou, cedeu a posse de bola ao Náutico. Mas, curiosamente, os dois gols da vitória não vieram de contra-ataque. Os três pontos foram alcançados nos momentos que o Grêmio pôs a bola no chão e jogou futebol.

O Náutico teve a bola em seu domínio grande parte do jogo, mas demorou para abdicar dos 3 zagueiros. O domínio Timbu no segundo tempo passa pela expulsão de Maxi Lopes. A partir desse momento o Grêmio recuou por completo, defendeu-se com magnífica competência, mas falhou completamente nos momentos de contra-acatacar. O Tricolor não chegou perto no terceiro gol. Por outro lado, apesar da posse de bola, o Náutico apenas em dois momentos chegou perto de abrir o seu marcador.

Não podemos dizer que a vitória veio na hora certa, pois o Grêmio já deveria ter vencido fora em outras oportunidades, até pela qualidade do seu time, que não corresponde à péssima campanha fora. Mas, antes tarde do que nunca.

A irregularidade das últimas rodadas principalmente por parte dos times que lideram o campeonato, mantém a equipe de Autuori vivíssima. Apesar de dois tropeços contra Botafogo e Virória, depois de vencer o Náutico o Grêmio fica apenas a 4 pontos do G4.

O campeonato está em aberto. A tabela mostra isso. Tudo pode acontecer, inclusive o Grêmio ganhar mais duas ou três fora de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário