quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Filme surpresa

Geralmente quando assistimos um filme, temos ideia do que iremos encontrar. Ou retiramos esse filme de uma videolocadora ou vamos ao cinema, depois de recomendações ou depois de apenas lermos a sinopse. Se assistirmos na TV, provavelmente é depois de uma propaganda bem chamativa.
Às vezes acontece o que me aconteceu segunda, quando liguei a televisão antes de dormir. Estava acabando o programa do e começando o Intercine Brasil. Não fazia ideia de que filme ia passar, mas resolvi esperar e conferir os primeiros minutos.
Primeiro anunciou o nome de Caio Blat. Gostei. Imaginei ser o Cama de Gato, que há tempos estou pra assistir e nunca lembro de pegar. Pois era um tal de Proibido Proibir. O título me chamou a atenção. Apesar de nunca ter ouvido falar do filme, decidi que o sono ficaria de lado.
E não é que valeu?
Proibido Proibir foi uma grata surpresa! O filme, além de ser bastante premiado, é bom. As personagens principais são universitários e, a princípio, parece ser um filme jovem, "pra frentex". A coisa muda, bastante. Como não conhecia a história, o rumo da trama me prendeu. A história fica tensa, e o filme segue num climão meio down.
O filme é dirigido pelo chileno Jorge Durán, que vive no Brasil desde 73. O elenco principal tem Caio Blat, Alexandre Rodrigues e a gracinha da Maria Flor, que parece fazer sempre o mesmo papel de guria esperta, inteligente e atraente, que usa saião e sandália. Pelo menos ela vai bem nesse papel.
E tem os que ainda reclamam do cinema nacional. No feriadão vi aquela bomba do X-man Origens - Wolverine, que o pessoal olha e acha maravilhoso, lota tudo que é cinema, e depois fala que filme nacional é só palavrão e favela, como se isso não fizesse parte da nossa realidade.
Não quero misturar as coisas - apesar de aparentemente já ter misturado. Óbvio que são filmes diferentes, de propósitos diferentes, mas o fato é que me incomoda a desvalorização que o público dá ao nosso cinema, feito com tanta dificuldade, só superada pelo talento e pela vontade de fazer arte.
Assista o Proibido Proibir. Grande filme.

Um comentário:

  1. Ah amor, Wolverine, é um filme que pra quem gosta do 'heroi' atrai bastante, muita coisa fantasiosa, mas, logan é logan, mesmo posando de bom moço, antes do fim do filme, para virar aquele baixinho enfezado, de sempre...

    ResponderExcluir